Trabalhos Aprovados

TRABALHOS APROVADOS PARA O XVI CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ


COMUNICAÇÕES ORAIS

 

Organizados por Eixos Temáticos

EIXOS

 

1: ARTE, PRÉ- HISTÓRIA, PALEONTOLOGIA, ECOLOGIA, BIOLOGIA

 

A SEXUALIDADE NAS SOCIEDADES PRIMITIVAS: REFLEXÕES A PARTIR DAS PINTURAS RUPESTRES DA SERRA DA CAPIVARA-PIAUÍ

 

Antoniel dos Santos Gomes Filho

 

2: LIVROS, PERIÓDICOS E MATERIAL ESCOLAR, MUSEOLOGIA

 

OS ACERVOS ESCOLARES DE CAXIAS-MA: A CONSERVAÇÃO E PRESERVAÇÃO COMO FONTE DE PESQUISAS PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Salânia Maria Barbosa Melo

Joana Batista de Souza

 

INDÍCIOS DE PESQUISA SOBRE OS FLUXOS DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICO ANARQUISTA NO EIXO BRASIL-PORTUGAL

 

Francisco Robson Alves de Oliveira

 

 

O DIÁLOGO DA HUMANIDADE COM LIVROS RELIGIOSOS

 

Maria Selta Pereira

Antônio Humberto Barbosa da Silva

Luciana José de Morais Teixeira

 

 

3: INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS, CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

 

CENTRO DE EDUCAÇÃO RURAL CLEMENTINO COELHO - CERU: INVENTÁRIO DE FONTES DOCUMENTAIS (PETROLINA, 1976-1984)

Manuela Garcia de Oliveira

Virgínia Pereira da Silva de Ávila

 

O COLÉGIO IMACULADA CONCEIÇÃO (CIC) (1865-1889): A EDUCAÇÃO EM FORTALEZA NO SÉCULO DA PEDAGOGIA

Natielly de Almeida Santiago

Heulalia Charalo Rafante

 

EDUCANDO E INSTRUINDO NOS SERTÕES DO MARANHÃO: A PASSAGEM DOS PADRES JESUÍTAS EM CAXIAS DAS ALDEIAS ALTAS.

Ana Maria Nunes da Silva

Salânia Maria Barbosa Melo

 

REGIME DE INFORMAÇÃO DA ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA COMO DIFERENCIAL ESTRATÉGICO PARA O DESEMPENHO PROFISSIONAL NO SETOR PÚBLICO DO CEARÁ

Andrea Remião de Almeida Brasil de Paula

 

FORMAÇÃO DOCENTE E ADAPTAÇÃO DO CURRÍCULO PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS

Cláudia Risoleta Sousa Lessa

 

A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA AFRICANA: GUINÉ-BISSAU

Cristina Mandau Ocuni Cá

 

ASILO DE BOR: TEORIA CURRICULAR E FORMAÇÃO

Cristina Mandau Ocuni Cá

 

PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO NAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS HUMANAS DA ESCOLA MARISTA SAGRADO CORAÇÃO

Mardonio Sousa Cunha

Lucas Costa Monteiro

 

A HISTÓRIA – COMO NUNCA FOI CONTADA – DOS PRIMEIROS ANOS  DA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Eugenio Pacelli Leal Bittencourt

 

PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL: POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Elisângela Gonçalves Branco Gusi

 

ESCOLA NORMAL RURAL NO ESTADO DE PERNAMBUCO: ENTRE O MOVIMENTO RENOVADOR E O RURALISMO PEDAGÓGICO (1930-1940)

 

Adriana Batista da Silva

Virgínia Pereira da Silva de Ávila

 

POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO E DE SAÚDE – O IMPACTO NA FORMAÇÃO MÉDICA, RECORTE PARA O BRASIL SÉCULO XX E XXI

 

Walney Ramos de Sousa

Patrícia Helena Carvalho Holanda

 

SABERES, FORMAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO OU “NOTÓRIO SABER”: O QUE É PRECISO PARA SER PROFESSOR?

Fátima Maria Leitão Araújo

Sônia Maria Soares de Oliveira

Antonio Ivanilo Bezerra de Oliveira

 

DO TRAJETO DE INÁCIO DE LOYOLA AO SURGIMENTOS DOS PRIMEIROS COLÉGIOS DA COMPANHIA DE JESUS

 

Orlando de Souza Lira Filho

 

4: BIOGRAFIA, AUTOBIOGRAFIA, IDEIAS PEDAGÓGICAS E INTELECTUAIS DA EDUCAÇÃO

 

TRAJETÓRIA DE VIDA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NEREU BITTENCOURT

Adão da Silva Severino

 

FRANCISCA CLOTILDE: UMA ANÁLISE BIOGRÁFICA À LUZ DE TEORIAS FEMINISTAS

 

Vanessa Pinto Rodrigues Farias

 

A APROPRIAÇÃO DA OBRA DE DARCY RIBEIRO NA LITERATURA CIENTÍFICA

 

Antonio Marcos Dorigão

Maria Cristina Gomes Machado

 

FRANCISCA CLOTILDE: UMA ANÁLISE BIOGRÁFICA À LUZ DE TEORIAS FEMINISTAS

 

Vanessa Pinto Rodrigues Farias

 

“O FUZILAMENTO DO VELHO AGITADOR”: NOTAS SOBRE A REPERCUSSÃO DO FUZILAMENTO DE FRANCISCO FERRER Y GUARDIA

NA IMPRENSA BRASILEIRA

 

Francisco Robson Alves de Oliveira

 

BIOGRAFIA SOBRE O OFÍCIO DOCENTE: CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

 

Josefa Nunes Pinheiro

 

5: MISSÕES, EXPEDIÇÕES E MOVIMENTOS SOCIAIS

 

PRESSUPOSTOS PARA LER A EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NO BRASIL COLONIAL

 

Fábio Eduardo Cressoni

 

 

6: POLÍTICA EDUCACIONAL, UNIVERSIDADES, ORGANISMOS INTERNACIONAIS

 

ESTUDO SOBRE A ALFABETIZAÇÃO: AS CONTRIBUIÇÕES DA NOVA POLÍTICA DE GESTÃO DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA (2011 – 2015).

Liane de Almeida Martins

 

ILUSTRAÇÃO PORTUGUESA E FÉ CATÓLICA: IMPACTOS NA CONSTRUÇÃO DO ESTADO NACIONAL DO BRASIL NO SÉCULO XIX

Francilda Alcantara Mendes

Almir Leal Oliveira

 

REPOSITÓRIOS DIGITAIS E COMPETÊNCIAS INFORMACIONAIS DAS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Andrea Remião de Almeida Brasil de Paula

 

A CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI: RELATOS HISTÓRICOS E EXPECTATIVAS DOS ATORES

Eduardo Girão Santiago

 

A INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA DESDE UMA PERSPECTIVA EDUCATIVA: UMA ANÁLISE DA CONSTITUIÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA - UNILA

 

Daniela Tamara Fernández

 

A COOPERAÇÃO EDUCATIVA NO MARCO DA CPLP: UMA ANÁLISE SOBRE A PROPOSTA DA UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA

 

Daniela Tamara Fernández

 

 

7: FAMÍLIA, DEMOGRAFIA, PSICOMOTRICIDADE, GÊNERO E DIVERSIDADE

 

EDUCAÇÃO JURÍDICA E PROTEÇÃO AOS DIREITOS DAS MULHERES NO BRASIL: A PRESENÇA DO FEMININO NO ORDENAMENTO JURÍDICO NACIONAL

Francilda Alcantara Mendes

 

PERCEPÇÕES DE GÊNERO EM PROFISSÃO FEMINIZADA: O CASO DA FORMAÇÃO EM SECRETARIADO EXECUTIVO

Joelma Soares da Silva

Conceição de Maria Pinheiro Barros

Francisco Edson Rodrigues da Silva

Emily Costa Modesto

 

MACHISMO E HOMOFOBIA NO AMBIENTE ESCOLAR: CONFISSÕES DOCENTES

Jarles Lopes de Medeiros

Gisafran Nazareno Mota Jucá

 

FAMILIA E ESCOLA: FORTALECENDO O VÍNCULO POR MEIO DA PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL

Simone Fiechter

Geslaine Rodrigues dos Santos

Elisângela Gonçalves Branco Gusi

 

CONTRIBUIÇÃO DA PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL PARA A INTEGRAÇÃO DE LIMITES

Simone Fiechter

Geslaine Rodrigues dos Santos

 

FORMAÇÃO DE NÚCLEO DE GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA: UMA FERRAMENTA DE CONSTRUÇÃO E AMPLIAÇÃO DO ESPAÇO DE DEBATE NA EDUCAÇÃO BÁSICA.

 

Dayane Evellin de Sousa Costa

 

A TEORIA DE JOÃO DOS SANTOS EM INTERAÇÃO COM AS PRÁTICAS CORPORAIS EM CRIANÇAS E ADOSLESCENTES NA ESCOLA DE ARTES CHAPITÔ

 

Emmanuel Alves Carneiro

Patrícia Helena Carvalho Holanda

 

8: ARQUITETURA, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E PESQUISA HISTÓRICA

 

ARQUITETURA ESCOLAR NA DÉCADA DE 1920 EM FORTALEZA: POSSÍVEL DIÁLOGO ENTRE NEOCOLONIALISMO E ESCOLANOVISMO

Karolynne Barrozo de Paula

Helaine Lima Câmara

Zilsa Maria Pinto Santiago

 

A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL E O DIREITO À MEMÓRIA – SUA FUNDAMENTAÇÃO CONSTITUCIONAL NO BRASIL

 

Iohanna Sara Frutuoso dos Santos

 

ARQUEOLOGIA DA ARQUITETURA: OS DESAFIOS DA PRESERVAÇÃO PATRIMONIAL NO CENTRO HISTÓRICO DE TERESINA – PI

 

Virginia Marques da Silva Neta

 

OFICINAS DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MARANHÃO: ANALISE DAS ATIVIDADES REALIZADAS POR MEIO DA ARQUEOLOGIA PREVENTIVA

Virginia Marques da Silva Neta

 Arkley Marques Bandeira

 

A ARQUITETURA DA FAZENDA MALHADA DAS POMBAS: (Re) Construindo a história

 

Aline Suluane Ferreira de Sousa Santos

Alana Carine Carvalho de Siqueira

Neuza Brito de Arêa Leão Melo

 

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: UM PROCESSO DE REGASTE E VALORIZAÇÃO DA RUA DO MEIO

 

Jaqueline Dourado do Nascimento

Maria Lucineide Ribeiro Bezerra

Glearleton Pereira Cruz

Yuri Guedes de Lavor

 

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA DE SABERES DE BARBALHA

 

Elizabete Fernandes dos Santos

Laryssa Tayná Matias de Sousa

Núbia Ferreira Almeida

 

A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DA CIDADE DE BARBALHA-CE

 

Reginaldo Rodrigues de Sousa

Allan Diógenes de Sá Sampaio

 

 

9: EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

 

PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL: UMA ANÁLISE DA PROPOSTA DESENVOLVIDA NA ESCOLA MUNICIPAL MANOELITO GUIMARÃES DOMINGUES, FORTALEZA-CE.

Liane de Almeida Martins

 

PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NUMA PERSPECTIVA DO SISTEMA PSICOGENÉTICO DE EMÍLIA FERREIRO E ANA TEBEROSKY EM CONJUNTO COM MÉTODO PAULO FREIRE E O SISTEMA BRAILLE

Simone Vieira de Mesquita

 

UMA ANÁLISE DOS ASPECTOS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA COMO ESTRATÉGIAS FACILITADORAS DA COMPREENSÃO LEITORA NA INTERAÇÃO EM SALA DE AULA

Raqueline Chaves de Araújo

 

EDUCAR ATRAVÉS DA GINCANA HISTÓRIA E MATEMÁTICA: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENATAL EM CODÓ-MA

Joana Batista de Souza

Iolanda da Silva Luz

 

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL

Geslaine Rodrigues dos Santos

Elisângela Gonçalves Branco Gusi

 

DIÁLOGOS SOBRE A PERSPECTIVA DA ATENÇÃO INTEGRAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Luana Barreto de Araújo

Francisca Geny Lustosa

 

PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-TEOLÓGICA

 

Everton Nery Carneiro

 

10: CORPO, RELIGIÃO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO

 

PERCEPÇÕES SOBRE A SEXUALIDADE, GÊNERO E IDENTIDADE DENTRO DO ÂMBITO SOCIAL E ESCOLAR.

Liane de Almeida Martins

 

O CORPO CIRCUNCIDADO DA MULHER MUÇULMANA E A QUESTÃO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA

Allana de Freitas Lacerda.

Francisca Geny Lustosa.

 

PEDAGOGIA E PSICANÁLISE: CONTRIBUIÇÕES À HISTÓRIA DO DESENVOLVIMENTO DA PERCEPÇÃO SOCIAL DA CRIANÇA

Antonio Carlos Ferreira Bonfim

Claudiana Maria Nogueira de Melo

 

ADOLESCÊNCIA – UMA ETAPA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

Maíra Maia de Moura

Patrícia Helena de Carvalho Holanda

 

DESTRUINDO A PRIMAZIA DAS ORIGENS E DAS VERDADES IMUTÁVEIS: A PERSPECTIVA GENEALÓGICA EM COMBATE

Cícero Edinaldo dos Santos

Patrícia Helena Carvalho Holanda

 

A INVENÇÃO DA FAMÍLIA MODERNA: FUNÇÕES, PARTICULARIDADES E SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO

Cícero Edinaldo dos Santos

Patrícia Helena Carvalho Holanda

 

O CORPO DANÇANTE DESENHADO PELOS ALUNOS DE CECÍLIA MENANO E A GRAVURA EM ALTO RELEVO COMO EXPRESSIVIDADES ESTÉTICAS

Regiane Rodrigues Araújo

Patrícia Helena Carvalho Holanda

 

NICE FIRMEZA: TRAJETÓRIA ARTÍSTICA E FASES DA SUA PINTURA RELACIONADAS AO CORPO

Regiane Rodrigues Araújo

Patrícia Helena Carvalho Holanda

 

A DIMENSÃO DO CORPO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

José de Caldas Simões Neto

Pergentina Parente Jardim

Francisco Marcelo Catunda de Oliveira

Lucielton Mascarenhas Martins

 

A RELIGIÃO, O FEMININO E A SEXUALIDADE: A LINGUAGEM NÃO VERBAL DAS FARDAS DO CIC NA DÉCADA DE 1950

Adalucami Menezes Pereira

Gisafran Nazareno Mota Jucá

 

“E ESSE CORPO (?), TÁ MUITO DIFERENTE ...”: AS CONSTRUÇÕES CORPORAIS E DE GÊNERO DE PESSOAS TRAVESTIS EM JUAZEIRO DO NORTE E CANINDÉ

Antoniel dos Santos Gomes Filho

Gisafran Nazareno Mota Jucá

 

O CORPO FEMININO NA EDUCAÇÃO CEARENSE NO SÉCULO XX: TERRITÓRIOS DE REPRESENTAÇÕES, DISCURSOS E FÉ

Carlos Rochester Ferreira de Lima

Gisafran Nazareno Mota Jucá

 Renê Coelho de Sousa

 Morlânia de Holanda Chaves

 Anna Carolina Farias de Araújo Sombra

 

DIMENSÕES CORPORAIS SOB A ÓTICA DA INTEGRALIDADE NA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE MENTAL

Luana Barreto de Araújo

Francisca Geny Lustosa

 

SEXUALIDADE NA ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE AS IDENTIDADES SEXUAIS DOS(AS) ESTUDANTES ADOLESCENTES NO COLÉGIO ESTADUAL LICEU DO CEARÁ- CENTRO.

Silvana Maria Pereira Cavalcante

 

OS JESUÍTAS E A EDUCAÇÃO NO BRASIL COLONIAL: UM OLHAR SOBRE AS CRIANÇAS INDÍGENAS E NEGRAS

Thatianny Jasmine Castro Martins de Carvalho

 

O CORPO NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS DISCENTES DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO IFCE

Ana Cláudia Uchôa Araújo

Marcelo Oliveira Teles de Menezes

 

CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-SOCIAL SOB A PERSPECTIVA DA TRANSEXUALIDADE

Jarles Lopes de Medeiros

 

O CORPO FEMININO NA HAGIOGRAFIA CATÓLICA: UM DEBATE EDUCACIONAL

Polliana de Luna Nunes Barreto

Patrícia Helena Carvalho Holanda

 

UM CORPO SANTO É UM CORPO QUE SOFRE? REFLEXÕES SOBRE SANTIDADE FEMININA NO CARIRI CEARENSE

Polliana de Luna Nunes Barreto

Patrícia Helena Carvalho Holanda

 

CORPO, DANÇA E EDUCAÇÃO: TRÂNSITOS DE UMA EXPERIÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DE CRATEÚS

Jacqueline Rodrigues Peixoto

José Albio Moreira de Sales

 

MOVIMENTO NEGRO E CATOLICISMO POPULAR: A IRMANDADE DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS HOMENS PRETOS E PARDOS DO ICÓ (CEARÁ)

 

Héctor Cândido Oliveira Barreto

 

CHORÉOGRAPHIE: O CORPO COMO DISPOSITIVO DE CRIAÇÃO ENTRE A DANÇA E O CINEMA

 

Natacha Muriel López Gallucci

 

O SABER MÉDICO VAI ÀS FAMÍLIAS: O DISCURSO DO MÉDICO ATUALPA BARBOSA LIMA SOBRE MATERNIDADE E PUERICULTURA EM SOBRAL NAS PÁGINAS DO JORNAL A LUCTA (1920).

 

Mário Sérgio Pereira de Olivindo

 

CRIANÇA, CONSUMO EDUCAÇÃO E MODERNIDADE: UMA ABORDAGEM SOCIOLÓGICA.

 

Laryssa Tayná Matias de Sousa

Elizabete Fernandes dos Santos

Priscila Ribeiro Jeronimo Diniz

 

VELHICE, MAL-ESTAR E EDUCAÇÃO

Evaldo Cavalcante Monteiro

 

 

MINICURSOS APROVADOS-  XVI 

MÉTODOS E FONTES NO CAMPO DA HISTORIOGRAFIA EDUCACIONAL
Profa. Fátima Maria Leitão Araújo - UECE

DO CORPO DISCIPLINADO À EXPERIÊNCIA DO CUIDADO DE SI: DANÇA, EDUCAÇÃO SOMÁTICA E DISCURSOS CONTEMPORÂNEOS SOBRE O CORPO.
Raimundo Severo Junior- UFC


CORPO NA ARTE-EDUCAÇÃO. LABORATÓRIO DE IMPROVISAÇÃO EM TANGO DANÇA.
Profa. Natacha Muriel López Gallucci- UFCA


O CORPO COMO REGISTRO ESTÉTICO DE NARRATIVAS PATRIMONIAIS: MEMÓRIA E IDENTIDADE COM A CIDADE 
Tânia Maria de Sousa França- UECE-FECLIJosé Álbio Moreira de Sales-  PPGE-UECE